Dicas para escolher seu óculos de sol

Foi-se o tempo em que os óculos de sol eram apenas para proteger os olhos da radiação solar e diminuir a claridade nas vistas mais sensíveis. Olhe em volta e repare a quantidade de pessoas que vestem um modelito como complemento da roupa ou do estilo.

Não dá para negar que óculos de sol é fashion e está com tudo! Para o visual ter sucesso, porém, não basta escolher a armação e lentes da moda. É preciso mais, muito mais.

Cada pessoa tem um melhor modelo que equilibra o rosto e, para não errar, algumas regrinhas devem ser respeitadas:
  • Mulheres altas podem tudo! Os óculos grandes ficam um charme nelas porque a altura compensa o exagero da armação.
  • Quem tem cabelo liso e sem volume deve optar por modelos mais discretos.
  • Madeixas volumosas ficam bem com grandes armações.
  • O ajuste dos óculos deve ser feito a partir do nariz. Quem tem pouca altura no nariz se adapta melhor aos modelos com plaquetas, que são ajustáveis para que a armação fique na altura da sobrancelha.
Esses são os principais fundamentos a serem levados em consideração, mas há outros que fazem o encaixe ainda mais harmônico de acordo com cada formato de rosto:
  • Rosto redondo: para quebrar tantos círculos, aposte nos óculos retangulares.
  • Rosto quadrado: quem não quer correr o risco de parecer sisuda, deve escolher os ovais ou redondos.
  • Rosto oval: os ovais ganham harmonia com modelos quadrados.
  • Rosto triangular: o formato fica melhor com armações redondas ou ovais.

Lentes de qualidade

As lentes são os componentes mais importantes do óculos, mais do que o design. Toda lente precisa ter filtro solar, seja ela escura ou transparente. Deveria ser um hábito das próprias óticas já oferecer a lente com proteção, mas poucos fazem isso.

Assim como a pele precisa de protetor solar, os olhos também têm essa necessidade. Quem quer ficar em dia com a moda deve optar pelas lentes em degradê. As clássicas preta, marrom e cinza continuam em alta. As lentes coloridas são modismos e servem apenas para quem tem coleção de óculos.

Quem tem algum problema de visão, como miopia, hipermetropia ou astigmatismo, também pode ter um óculos de sol. As lentes com grau mais modernas conseguem acompanhar o designer da armação.

Curiosidades:

As lentes degradês protegem tanto quanto as lentes escuras. A diferença é sobre a claridade que cada uma delas deixa passar. Lembra dos óculos transparentes que pareciam sem sentido? Na verdade, eles filtram os raios de sol, mas não alteram a cor do ambiente porque são transparentes. De qualquer maneira, a proteção está garantida.

O barato pode sair caro.

As lentes de camelôs podem funcionar como prismas, aumentando o potencial do raio solar sobre o olho. Então, olho bem aberto na hora de comprar o seu porque, neste caso, a qualidade é saúde.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

As partes dos óculos e suas funções

Desde a sua invenção, os óculos evoluíram muito: enquanto, no passado às pessoas que tinham o privilégio de possuí-los davam-se por satisfeita com o "milagre" de ter a visão melhorada, hoje os pacientes que precisam de uma correção visual são mais exigentes.

Atualmente, para que os óculos tenham uma boa aceitação, precisam mais que simplesmente corrigir uma ametropia.

Eles precisam ser confortáveis e estar em harmonia com o rosto e o estilo de vida das diferentes pessoas, pois estas, além de se preocuparem em ter uma boa visão, estão interessadas também em como serão vistas. Isto reflete bem o papel que os óculos vêm assumindo nos últimos anos. Além de proporcionar uma melhor visão, eles passam a ser também um item de moda, o que vem ajudar na boa aceitação e adaptação destes, principalmente por parte dos novos usuários.

Inicialmente, os óculos podem ser divididos em duas partes: 1 par de lentes oftálmicas e armação.

As lentes oftálmicas podem ser classificadas

Por seu material de fabricação
  • Inorgânica (mineral) - vidro
  • Orgânica - resina plástica
Por seu valor dióptrico
  • Lentes convergentes ou positivas (+)
  • Lentes divergentes ou negativas (-)
Por seu foco
  • Lentes monofocais - um só campo de visão
  • Lentes bifocais - dois campos de visão
  • Lentes trifocais - três campos de visão
  • Lentes multifocais ou progressivas - vários campos de visão
As lentes podem ser ainda: esféricas / asféricas (miopia e hipermetropia) e cilíndricas (astigmatismo).
A armação de óculos, que pode ser de acetato ou metal, tem a função de sustentar e posicionar as lentes oftálmicas diante dos olhos da maneira mais confortável possível. Para que se consiga isso, é necessário que cada parte dos óculos cumpra sua função individual. Quais são as partes dos óculos e quais suas funções?

Basicamente, os óculos podem ser divididos em:

Aro
onde as lentes oftálmicas são encaixadas depois de devidamente cortadas e lapidadas

Ponte
parte que une os dois aros e, nas armações de acetato, serve também para apoiar os óculos sobre o nariz

Plaquetas
normalmente são encontradas nas armações de metal e têm a função de apoiar a armação sobre o nariz.As armações que possuem plaquetas permitem um melhor ajuste e posicionamento dos óculos

Hastes
servem para apoiar e prender os óculos nas orelhas

Charneiras
unem os aros às hastes

Ponteiras
extremidades das hastes que servem para apoiar e prender a armação nas orelhas. Nas armações de metal as ponteiras, normalmente, são revestidas de plástico.